Escola da Vida Contabil
Sistemas Processos

Quais são os desafios da contabilidade em tempos de crise?

Escola-da-vida-contabil-desafios-da-contabilidade-crise

Todas empresas estão sujeitas a enfrentar dificuldades e períodos de crise. Temos visto muitos empreendimentos serem afetados pela pandemia, por isso, é fundamental contar com o suporte de um serviço especializado. Mas essa situação também tem interferido no trabalho que é desenvolvido pela contabilidade, que precisou se adaptar à nova realidade que estamos vivendo para oferecer seus serviços.

Diante disso, vamos te mostrar neste artigo quais são os principais desafios encontrados pelos contadores durante este momento de crise. Boa leitura!

O que mudou?

Quem pensa que a contabilidade está relacionada apenas ao cumprimento das obrigações e à saúde financeira da empresa, está enganado. Atualmente, os profissionais deste ramos precisam estar incluídos na gestão empresarial, trabalhando na orientação dos empresários que precisam tomar as melhores decisões de forma rápida.

Por isso, em tempos de crise a contabilidade desempenha um papel importante, visto que é preciso enxergar além e conduzir a empresa para o melhor caminho. Mas no último ano, surgiram novos desafios, principalmente relacionados à pandemia.

Desde março de 2020, as empresas foram forçadas a se adaptarem às medidas mais restritivas e os contadores tiveram que se reinventar. Assim, a contabilidade assumiu um papel mais estratégico e sabemos que os profissionais de contabilidade possuem bastante conhecimento para atuar neste contexto sem perspectiva, não é mesmo?

Principais desafios

Além de ser afetada pelas transformações e dificuldades financeiras causadas pela pandemia, os profissionais de contabilidade também precisam estar atentos à rotina de atualização da legislação contábil que é constante. Esse é um verdadeiro desafio frente a todas as atividades que precisam ser realizadas diariamente, mas evita possíveis problemas possam acontecer devido aos prazos ou à forma de transmissão das obrigações, por exemplo.

Outro desafio que podemos citar é, sem dúvida, o contato distante com o empresário. Costumamos falar que é através da proximidade com o cliente, que o profissional poderá fazer um trabalho efetivo. Mas durante a pandemia, muitos profissionais tiveram que aprender a lidar com as dificuldades em utilizar a tecnologia para poder orientar seus clientes e cumprir com as obrigações.

Aliado a isso, temos ainda a necessidade de fazer planejamentos mesmo diante de tantas incertezas. Aí está um dos grandes desafios da contabilidade atualmente: o planejamento é feito com base nos dados da empresa e o cenário atual, para que seja possível construir um plano para os próximos meses.

No entanto, as medidas de restrição têm afetado diretamente as empresas e é muito difícil saber quando a mesma poderá abrir suas portas, quando deve fechar ou ainda como ficará o faturamento. Diante disso, os profissionais podem fazer um acompanhamento em tempo real e simular vários cenários para ter um plano de ações para cada um deles.

Essas ações auxiliam o empresário a tomar decisões, portanto, temos o  nosso quarto desafio que é relacionado à manter os pés no chão. Agora é hora de se tornar um contador consultivo, e fazer com que seu cliente veja a realidade com a apresentação de dados da empresa, mas apresentando soluções que podem auxiliar a manter a empresa durante e na recuperação após a crise.

Sugerir ações de redução de custos, projetar despesas e receitas, além de estabelecer prioridades de pagamentos e renegociação de prazos, podem ajudar o empresário a analisar todo cenário de crise, antes de tomar qualquer medida desesperada e que coloque em risco a saúde financeira da empresa. Pense nisso!

Fonte: Jornal Contábil

Postado por: Escola da Vida Contabil

Leia Também

Por Dentro Do Mercado Contábil

EVC

Qual o melhor momento para mudar o software contábil?

EVC

Projeto prevê empréstimo de até R$ 50 mil por maquininhas de cartão

Agencia Cento E Vinte