Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

Contadores Digitais e a metodologia que está revolucionando o mercado contábil

contadores digitais

Com mais de 2 mil contadores digitalizados, a iniciativa Contadores Digitais promete transformar profissionais e escritórios contábeis em todo o território nacional.

Bagunça não se digitaliza: é assim que a idealizadora dos Contadores Digitais, Maria Lúcia Garcês, define uma das premissas levadas como mantra no dia a dia. Com o vácuo gerado pelas grandes empresas de tecnologia, a empresa desenvolveu uma metodologia própria para digitalizar escritórios contábeis, transformando profissionais da área contábil, desde o estagiário aos sócios da empresa.

“A verdade é que os contadores estão cansados de tanta desvalorização, retrabalho, redigitação, papel, papel e mais papel. Eles não enxergam ser possível sair deste ciclo exaustivo e ter qualidade de vida – mas é possível e nós estamos aqui para ajudar”, diz Lúcia.

Ao passo em que as iniciativas tecnológicas avançam para o mercado contábil, há uma força oposta de igual proporção que impede profissionais e empresas de se digitalizarem 100%. Isso é reflexo do excesso de informações e ofertas de grandes companhias com a promessa de ganho de tempo e produtividade.

O que acontece, porém, é que na ansiedade por ganhar tempo e dar adeus ao retrabalho, muitos escritórios acabam apenas acoplando mais tecnologia sem ajustar o que realmente faz diferença: a cultura da empresa. E é aí que entram os Contadores Digitais.

A iniciativa

Com metodologia exclusiva, focam na gestão dos escritórios contábeis para modernizar a cultura da empresa e o mindset da equipe, implementando tecnologias de forma adequada e aumentando a capacidade de atendimento a novos clientes – isso tudo mantendo a mesma estrutura.

Com programas distintos de acordo com o perfil dos profissionais e tamanho das empresas, entregam soluções de transformação digital que vão desde cursos curtos a acompanhamento dedicado e personalizado em contas maiores.

A metodologia

Resultado de mais de 10 anos de estudos, prototipagem e aplicação, o modelo de negócios é inspirado nos cases de sucesso das startups e foi testado e aprovado em outras duas empresas fundadas pela Lúcia, que é também pesquisadora do mercado contábil: Diretrizes Inteligência Contábil e SeeS Contabilidade Online, escritório pioneiro em contabilidade digital no estado de Santa Catarina.

A metodologia é dividida em 5 etapas: mudança de mindset, treinamento e capacitações, eliminação do papel físico, sucesso do cliente e implementação de tecnologias para produtividade.

O resultado da digitalização

Com a transformação de mais de 2.000 profissionais contábeis, já foram eliminadas cerca de 500 toneladas de papel das operações. Isso equivale a aproximadamente o peso de 500 carros populares. Se esse papel fosse empilhado, chegaria a 9.800 metros de altura, mil metros a mais que o monte mais alto do mundo, o Everest.

Além de todo o impacto positivo na cadeia de consumo de papel, eles foram responsáveis por economizar mais de 50 mil horas de retrabalho, garantindo também o aumento médio de produtividade em 40%.

Joice Cunha, sócia dos Contadores Digitais e uma das principais responsáveis pelo processo de transformação dos escritórios, reforça o compromisso: “Nós nascemos para transformar a realidade dos escritórios contábeis no Brasil” – e completa “Queremos um mundo mais simples, eficaz, ágil e competitivo”.

A meta da empresa

Sonho grande define o principal objetivo da iniciativa: ser reconhecido como um dos principais players no movimento de transformação digital no mercado brasileiro. E no ritmo que está, o sonho é cada vez mais real.

Ana Kroeff, advogada tributarista e sócia dos Contadores Digitais, deixa claro: “Queremos ser os principais parceiros dos escritórios de contabilidade e nos tornar a comunidade mais influente do setor.”

Os planos para os próximos anos envolvem cobrir todas as regiões do país e atingir a marca de 10.000 profissionais transformados, além de lançar infoprodutos com braço educacional focados em assistentes e analistas contábeis.

“A contabilidade tem muitos papéis, mas o maior deles é a transformação”, conclui Lúcia Garcês.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse www.contadoresdigitais.com.br.

Fonte: Contábeis

Postado por Evicon

Leia Também

Planejar, organizar, dirigir e controlar na administração de uma pequena empresa

EVC

Não fique para trás, seja um contador especialista!

Agencia Cento E Vinte

Por Dentro Do Mercado Contábil

EVC