Escola da Vida Contabil
Sem categoria

Veja modelo de declaração de circulação de pessoas para atividades essenciais

declaração de circulação

Estados e municípios têm adotado medidas mais restritivas para a circulação de pessoas; Confira modelo de declaração de circulação para trabalhadores de atividades essenciais.

Em razão do aumento de mortes pelo covid 19, muitos Estados e municípios reforçaram as restrições de circulação, permitindo o funcionamento de atividades essenciais e/ou emergenciais.

As medidas têm limitado, inclusive, a circulação de pessoas. Alguns municípios estão com toques de restrição e outros em lockdown.

Nesses casos, o funcionário que continuar trabalhando presencialmente deve portar uma carta ou declaração do seu empregador que o autorize a se deslocar de sua residência, a declaração de circulação.

A advogada trabalhista Camila Cruz orienta que é necessário conferir se existe um decreto ou normativa do prefeito quanto à circulação dos trabalhadores e abertura do comércio. Não havendo disposição da por parte da cidade, deve-se observar o regulamentado pelo Estado.

“No caso de São Paulo, por exemplo, houve a determinação de teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais, como é o caso dos escritórios contábeis.”

Declaração de circulação de pessoas

Nas localidades em que não há um modelo oficial de declaração de circulação dos trabalhadores que atuam em atividades essenciais, a Advogada Camila Cruz sugere o seguinte modelo:

“O(A) Sr(a). (NOME DO COLABORADOR), portador (a) do RG n° (NÚMERO

DO RG), inscrito (a) no CPF/MF sob o n° (NÚMERO DO CPF), residente e domiciliado em (ENDEREÇO DO COLABORADOR), é empregado da (NOME DA EMPRESA), ocupando a posição de (CARGO DO COLABORADOR). 

Em razão das atividades desenvolvidas pelo empregado (OU PRESTADOR DE SERVIÇO), ao mesmo é necessário deslocar-se entre sua residência e o estabelecimento da empresa, (OU DO TOMADOR DE SERVIÇO) visto que a proibição do trânsito do empregado causará interrupção das atividades de serviços essenciais.

O declarante ratifica a veracidade desta Declaração e a ciência quanto à responsabilidade criminal em caso de falsidade.

Por ser expressão da verdade, firma-se a presente. 

Cidade, XX de XXXXX de 2021.

ASSINATURA DO RESPONSÁVEL PELA EMPRESA, NOME DA EMPRESA / TELEFONE”

A advogada ainda explica que é necessário informar o telefone para verificação das informações por parte das autoridades estaduais e municipais.

“É importante ressaltar que empregadores devem observar a normativa municipal, ou se não tiver, a estadual. Cada localidade tem a sua diretriz, mas constando esses requisitos, a declaração de circulação é justificada”, finaliza.

Fonte: Contábeis

Postado por Evicon

Leia Também

Confiança do empresário do comércio melhora em fevereiro

Agencia Cento E Vinte

SP prepara programa para renegociar dívida tributária e deve elevar 10% a arrecadação

Agencia Cento E Vinte

Como declarar bitcoins e outras criptomoedas

Agencia Cento E Vinte