Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil Vendas e Mkt

Demanda do consumidor por crédito cai 14,2% em março

Resultado interrompe a trajetória de estabilidade e ritmo de crescimento do indicador, que tem perspectiva de piora com os impactos da pandemia de covid-19, segundo a Boa Vista.

A demanda do consumidor por crédito recuou 14,2% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados da Boa Vista. No 1º trimestre, o indicador teve queda de 4,1% ante igual período de 2019.

Na margem do terceiro mês, a retração do indicador foi puxada tanto pelo segmento financeiro, que recuou 15,8%, quanto pelo segmento não financeiro, com queda de 13,1%. Na base trimestral, o segmento financeiro teve alta de 5,2%, enquanto o não financeiro caiu 10,5%.

 

“O resultado de março interrompe a trajetória de estabilidade do ritmo de crescimento que o indicador  vinha apresentando nos últimos meses, refletindo uma piora na avaliação sobre o crescimento da economia e o mercado de trabalho”, disse, em nota, a Boa Vista.

No acumulado de 12 meses, no entanto, a demanda por crédito tem alta de 1,2%, puxada pelo crescimento de 5,2% do setor financeiro. Por outro lado, houve queda de 1,5% do segmento não financeiro.

“Com as adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, espera-se uma piora nas perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho nos próximos meses – fatores que podem continuar afetando negativamente a demanda por crédito neste período”, completa a empresa.

O indicador de demanda do consumidor por crédito da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/

 

Fonte: Diário do Comércio

Postado por: Evicon | Escola da Vida Contábil

Leia Também

Saiba Como Está Seu Escritório Contábil

EVC

Uma reflexão sobre os impactos da tecnologia na Contabilidade

EVC

Como um cálculo criado há 600 anos pode te ajudar a ficar rico ou pelo menos poupar

EVC