Escola da Vida Contabil
Comunicação

SPE divulga Podium de curto prazo

Relatório elenca as cinco instituições com melhores previsões para cada variável fiscal de abril a setembro

A Secretaria de Política Econômica divulga nesta segunda-feira (4/11) a atualização do Podium de curto prazo abril-set. O documento apresenta os rankings das instituições participantes do Prisma Fiscal com maior acurácia em suas previsões.

Entenda

Divulgado desde julho de 2016, o Podium de curto prazo é um ranking das instituições com melhores previsões para as variáveis fiscais de arrecadação das receitas federais, receita líquida, despesa central e resultado primário do governo central.

O ordenamento é feito com base em equações que determinam penalidades para cada instituição, considerando o desvio de suas projeções para o valor ocorrido e a regularidade de participação. Ou seja, quanto mais regular e mais precisa é a instituição, menor a penalidade e, consequentemente, melhor sua posição no ranking.

Mais informações estão na Nota Metodológica do Prisma Fiscal.​

Objetivo do Prisma Fiscal

Dentro do objetivo de aprimorar a transparência, o controle social e a comunicação com a
sociedade, o Ministério da Fazenda, através da Secretaria de Política Econômica (SPE),
desenvolveu o sistema Prisma Fiscal com a finalidade de coletar as expectativas de mercado
para a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras. Tais informações são instrumentos de
monitoramento para apoio à condução da política fiscal nacional.

Fonte: Ministério da Economia | www.economia.gov.br
Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br