Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

Existe alguma diferença entre contador e empresário contabil?

Sim, discorrerei abaixo por meio dessas mal traçadas linhas…

Contador. Aquele que exerce a função no setor contábil de uma empresa contábil ou, até mesmo, internamente em uma “empresa comum”.

Ele também pode ser aproveitado, mesmo que a contragosto, no setor fiscal, uma vez que a nossa legislação assim o exige que seja feito, estar atento as mudanças da legislação tributária, tal qual um advogado deve estar atento as leis e mudanças no código civil, penal, tributário, clt…

O contador também poderá ser alocado dentro de uma empresa contábil ou “empresa comum”, na controladoria, setor no qual ele analisa os fatos ocorridos e direciona o “dono” do negócio através de uma análise criteriosa de números e indicadores.

Ainda pode ser, também, um auditor, apontando falhas e ajustes, podendo esse trabalhar como independente ou nas famosas BIG4

O EMPRESÁRIO CONTÁBIL

Aiai… o empresário contábil… esse gera emprego, renda, participa de treinamentos técnicos, gestão, comercial, operacional, reponde solidariamente pelos erros de sua equipe, paga multas por atrasos, atende fiscalizações, é cobrado pelo governo, empregados, fornecedores, família, raramente fica “atrás da mesa”, é uma pessoa onipresente, está no on-line participando de grupos de empresários, no off-line em rodadas de negócios, tem férias? Sim, mas são “picotadas” durante o ano, tem salário? Sim, mas nem sempre algo tão recorrente como o “contador atrás da mesa”, riscos tributários? imensuráveis! Riscos de fechar o negócio? “Vacila” pra ver só ! Complience? meu Deussss.

Mas quer saber? Eu amo ser EMPRESÁRIO CONTÁBIL c, não gosto de ficar atrás da mesa, eu gosto dessa adrenalina de empreender, de estar com e ouvir o cliente, o funcionário, o fornecedor, em qualquer lugar a qualquer momento, nas “arquibancadas” de um evento, no “jogo” de outro evento, sozinho as 02 da manhã num fim de IRPF, mas no fim, eu curto mesmo essa jornada.

E está tudo bem, para aqueles que gostam de ficar atrás da mesa, eu prefiro construir pontes do que mesas.

Um abraço a todos
O céu é o meu limite.

Leandro Bueno, O Empresário Contábil.

Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br

Leia Também

A importância da inteligência artificial para o contador do futuro

EVC

DECORE – Saiba O Que É E Como Emitir Essa Declaração Corretamente!

EVC

16 dúvidas que todo pequeno empreendedor tem

EVC