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Empreendedorismo Contábil

Como se manter competitivo no mercado contábil?

Fonte: https://marcoeducacao.com.br/

Para o empresário que atua no nicho de contabilidade, existe uma dúvida muito comum: como se manter competitivo no mercado contábil? Com tantas mudanças impactando nesse setor, é fundamental saber como manter o negócio atualizado em relação às novas tendências.

Principalmente por conta do avanço da tecnologia, o mercado contábil sofreu transformações notáveis. Não apenas as rotinas foram se moldando às soluções digitais, mas toda a mentalidade por trás das atividades também sofreu mudanças.

Portanto, conseguir se manter competitivo no mercado contábil tem uma relação direta com uma atualização na mentalidade. É com base nisso que o empresário consegue colocar em prática as mudanças necessárias na estrutura do seu negócio.

Para ajudá-lo nesse desafio de se manter competitivo no mercado contábil, preparamos algumas dicas pontuais. Confira.

Por dentro do mercado contábil

O primeiro passo para se manter competitivo no mercado contábil é compreender o contexto. Reconhecer a evolução dos concorrentes e identificar as mudanças no perfil dos consumidores é essencial para se posicionar corretamente.

Um escritório de contabilidade que continua apostando em um modelo de negócio tradicional, sem explorar os benefícios da tecnologia, está perdendo destaque no mercado contábil para três figuras que vêm ganhando espaço:

  1. Contabilidade online. A contabilidade online presta os serviços contábeis por meio de plataformas digitais, e tem a capacidade de atender dezenas de clientes com um mínimo de intervenção humana. Por isso, os seus preços costumam ser muito baixos – incluindo empresas que oferecem o serviço contábil por apenas R$ 29,90 ao mês.
  2. Contabilidade híbrida. Trata-se do profissional contábil que explora as tecnologias da contabilidade online, mas adiciona um toque especializado no seu serviço – entregando uma proposta única de valor.
  3. Contabilidade consultiva. É o ramo da contabilidade que foca em novos serviços para ajudar na gestão do negócio (estratégia, vendas, processos, finanças, etc). Trata-se de um grande diferencial para se destacar no mercado.

Além disso, com a evolução da tecnologia no mercado contábil, é comum ter receio em relação à extinção do profissional contábil. Porém, o que realmente acontece na prática é uma necessidade de ressignificar o papel do contador como consultor de negócio. Ou seja, é preciso usar os seus conhecimentos para gerar mais valor na gestão dos negócios de seus clientes.

Enquanto os clientes de baixa complexidade optam por serviços mais simples e por preços menores (como representantes comerciais ou prestadores de serviço que não possuem funcionários), as empresas mais complexas buscam por serviços contábeis capazes de entregar uma experiência completa e informações de valor.

 

Como saber se a sua empresa está competitiva?

Antes de investir em qualquer ação para se manter competitivo no mercado contábil em prática, é importante tirar um momento para fazer uma autoavaliação. Será que a sua empresa está competitiva? Veja como fazer essa análise:

  • Avalie as características do mercado regional. O Brasil é um país amplo e o mercado contábil tem muitas diferenças de acordo com a região. Portanto, a sua análise deve partir da região em que você está inserido – analisando concorrentes, valores e consumidores.
  • Tenha uma proposta de valor que resolve a dor do cliente. A sua proposta é de apenas cumprir obrigações legais? Ou você busca contribuir no sucesso do cliente? Ter clareza sobre a proposta de valor que você busca entregar permite analisar se realmente está conseguindo cumprir o seu objetivo.
  • Faça um alinhamento de expectativas. Você está alcançando as expectativas dos clientes em relação à sua empresa? Esse é um ótimo termômetro para identificar se você está competitivo no mercado contábil.
  • Analise a sua curva de valor em relação ao concorrente. Como você está se posicionando em relação aos seus concorrentes? Uma comparação pode ajudá-lo a enxergar pontos positivos e os que ainda precisam ser melhorados para manter a competitividade.

7 dicas para se manter competitivo no mercado contábil

Para se manter competitivo no mercado contábil, é preciso dar atenção para diversos aspectos que afetam as áreas do negócio, como:

1. Busque uma mudança na mentalidade

Todas as mudanças em uma empresa contábil devem partir do gestor. De nada adianta tentar implementar novas tecnologias quando a empresa ainda está pensando com base nos processos manuais. É fundamental que exista uma transformação no mindset da organização.

2. Explore a tecnologia

A tecnologia faz toda a diferença para se manter competitivo no mercado contábil. Por meio da automação de processos, você consegue entregar mais com menos – além de chegar a um preço mais competitivo.

A automação no mercado contábil é cada vez mais abrangente. Você pode automatizar várias operações do escritório, atividades repetitivas, folha de pagamento, pró-labore, apuração de impostos, baixa de notas fiscais, envio de documentos, captura de informações, controle de validação, entre outras rotinas.

Além disso, outras atividades de suporte também se beneficiam da tecnologia. Para realizar ações de marketing, por exemplo, você pode contratar um CRM de vendas que automatiza o relacionamento com os clientes e facilita o processo de aquisição deles.

3. Compreenda seus diferenciais competitivos

Todas as empresas contábeis possuem acesso às mesmas tecnologias. A diferença está na forma como você extrai o melhor dessas soluções e maximiza os diferenciais competitivos do seu negócio.

A sua competitividade pode ser analisada a partir de diversos aspectos: aquisição de clientes, estrutura operacional, entrega para o mercado, produtividade, entre outros. O reconhecimento dos seus diferenciais permite que você se destaque perante os clientes.

4. Aposte na segmentação do mercado

Outra estratégia para se manter competitivo no mercado contábil é apostar na segmentação. Ao se especializar no atendimento de nichos específicos, você consegue falar a língua do cliente e entregar uma experiência mais completa para o seu público.

5. Gere valor para o cliente

Os clientes querem um relacionamento mais próximo e, muitos deles, buscam um parceiro contábil que se envolva na gestão. Considerando que você deve gerar valor para o cliente, é preciso levar essas necessidades do consumidor em conta no planejamento das suas atividades.

Para isso, você pode oferecer novos serviços – como a terceirização do financeiro ou consultorias estratégicas, por exemplo. Essa abordagem mais consultiva pode ajudá-lo a manter a competitividade enquanto grande parte dos serviços tradicionais da contabilidade passa a ser automatizado.

6. Lide com conflitos no preço

Na busca por se manter competitivo no mercado contábil, você precisará enfrentar alguns conflitos. Seria impossível aumentar os diferenciais entregues ao cliente e disputar espaço no mercado com preços atrativos, por exemplo. É preciso buscar um equilíbrio sustentável para chegar aos melhores resultados.

7. Acerte na gestão de pessoas

Falamos muito sobre o uso da tecnologia e uma mudança na mentalidade para se manter competitivo no mercado contábil, certo? Porém, não podemos deixar de lado o papel das pessoas nesse processo de mudanças. Afinal, são elas que conduzem as atividades da sua empresa no dia a dia.

Para acertar na gestão de pessoas, você pode seguir essas cinco dicas:

  1. Desafie o processo. Questione todos os processos que são desenvolvidos pela sua empresa – e estimule as pessoas a fazerem o mesmo. É dessa forma que você cria uma cultura de desenvolvimento constante.
  2. Inspire visões compartilhadas. Todos devem estar em sintonia para que as mudanças aconteçam. Como líder, você deve inspirar visões compartilhadas entre todos.
  3. Capacite os outros. Muitos empresários caem no erro de buscar capacitação, mas não compartilhar os conhecimentos com a equipe. Você tem o dever de manter todos capacitados para que os resultados apareçam.
  4. Modele o caminho pelo exemplo. Como líder, você deve dar o exemplo. Toda a mudança deve partir de você.
  5. Encoraje as emoções. As pessoas são movidas pelas emoções – e dentro da sua empresa isso não é diferente. Portanto, busque tocar o sentimento das pessoas para mantê-las motivadas.

E então, gostou das dicas para se manter competitivo no mercado contábil? Como você enxerga a sua empresa nesse mercado repleto de transformações? Deixe o seu comentário.

Fonte: https://marcoeducacao.com.br/
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