Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

Contador: O melhor amigo dos super empreendedores

Fonte: Capital Social

Pode-se dizer que há um elemento em comum entre empresas já organizadas e muito bem estruturadas – sejam elas de pequeno, médio, ou até mesmo grande porte, nas mais variadas áreas de atuação. Todas têm uma relação bastante próxima entre os gestores e seus contadores. O resultado dessa parceria, invariavelmente, é o fortalecimento dos negócios.

Portanto, a escolha do contador ou escritório de contabilidade é algo a ser feito com absoluto critério. Mas quais as funções desse profissional ou equipe, que por vezes, fica fora da empresa?

Entre outras funções, a área de contabilidade elabora e reúne todos os demonstrativos e relatórios periódicos, a fim de apresentar, sempre que necessário, a situação financeira da empresa. O contador pode apontar caminhos estratégicos para contornar eventuais erros, melhorar os resultados da empresa e aproveitar oportunidades do mercado.

Contador nota 10

O ingrediente fundamental na importante relação entre gestores e contadores é, sem sombra de dúvidas, a confiança. Isso se deve ao fato de que a troca de informações que se dá entre esses dois grupos é, na maior parte dos casos, de caráter confidencial. Essa transparência precisa existir se o pequeno ou médio empresário desejar, de fato, aperfeiçoar a gestão da empresa.

Para isso, o contador deve estar apto a orientar, claramente, a respeito das alternativas mais interessantes para realizar investimentos de modo a reduzir impostos, bem como honrar pagamentos – de despesas comerciais ou de obrigações trabalhistas, por exemplo – e alcançar metas da empresa, sempre buscando auxiliar com presteza e atendendo as exigências legais e contábeis.

Um bom contador é também um consultor de negócios, ajudando até a organizar todo o setor administrativo.

Cuidados básicos

Para contratar um profissional da área para a empresa, o primeiro passo é verificar se ele ou ela tem registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade, o CRC do estado. Essa é a prova oficial de que o colaborador ou prestador de serviço tem a formação necessária para o exercício dessa função.

Além disso, pelo fato de um contador necessitar de vastos conhecimentos sobre tudo o que cerca o mundo de negócios, é importante que esse profissional esteja atualizado com os últimos acontecimentos, não só sobre o mundo dos negócios em particular, mas também sobre legislação, política e economia.

Antes de procurar alguém, pense com profundamente sobre o negócio: qual retorno deseja obter e como seria a parceria ideal para vocês. É uma atitude para minimizar riscos ou problemas eventuais dessa relação profissional, que deve ser permeada por valores como profissionalismo, competência, ética e moral.

E você, o que espera de um contador? Compartilhe com a gente os comentários nas redes sociais!

Fonte: Capital Social
Escrito por: Regina Fernandes, Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão.
Postado por: Escola da Vida Contábil

Leia Também

Preste atenção nos jovens inovando no mercado

EVC

Seu escritório contábil vai bem?

EVC

Invista em consultoria contábil para se tornar guardião do cliente

EVC