Escola da Vida Contabil
Processos

Tecnologia na contabilidade: análise de Big Data

via Domínio Sistemas

Todos nós ouvimos diariamente sobre transformação digital e as novas tecnologias que estão mudando completamente o mundo que conhecemos hoje.

Aqui mesmo no blog das Soluções Domínio da Thomson Reuters nós já abordamos muitas delas, como inteligência artificialblockchain computação em nuvem, além de mostrar de forma didática como todo este investimento em tecnologia na contabilidade tem sido positivo para o setor.

Então vamos refletir por um momento… Desde o surgimento da internet, todas as ferramentas, soluções, sistemas, software, plataformas etc. têm produzido uma massiva quantidade de dados.

Segundo a sexta edição da pesquisa DOMO, mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados são criados todos os dias e este número só tende a crescer. A estimativa é que, até 2020, 1,7 MB de dados sejam criados por pessoa viva na Terra a cada segundo.

Difícil até de imaginar, não é?

De todo este incrível montante de dados, apenas 0,5% deles são realmente analisados. Praticamente nada!

Neste post, vamos abordar a importância da análise de Big Data e de que forma eles poderão impactar na contabilidade do futuro.

Panorama no Big Data

Big data é muito mais do que uma incrível quantidade de dados. Muitos especialistas descrevem esta tecnologia por meio de três palavras que começam com a letra V: volume, velocidade e variedade.

Em relação ao volume, a quantidade de dados gerados diariamente são muito maiores do que podem ser gerenciados da forma tradicional. Usuários do Instagram, por exemplo, postam cerca de 46.740 fotos todos os dias, enquanto outras pessoas assistem quase 4,2 milhões de vídeos pelo Youtube. Todos os dias nós mandamos 16 milhões de mensagens de texto e fazemos mais de 154 mil ligações por Skype. Números incríveis!

Para que todas estas informações sejam transmitidas rapidamente, é necessário velocidade. Os dados fluem com uma rapidez sem precedentes e devem ser resolvidos de forma imediata. Vamos considerar os número acima, por exemplo. Eles precisam ser processados, arquivados e depois recuperados diariamente.

Todos estes dados são transmitidos de diversas formas, ou seja, há uma enorme variedade de formatos diferentes que precisam ser analisadas. A importância do Big Data está exatamente nesta análise, já que por meio dela é possível coletar, armazenar e processar estes tipos de informação e abrir novas oportunidades para o mundo dos negócios.

São diversas as possibilidades de uso do Big Data, mas dentre elas, temos:

  • Manutenção preventiva de maquinário com análise de dados da IoT como fonte primária.
  • Segmentação de clientes com base em informações detalhadas sobre seu comportamento on-line e presencial.
  • Compreensão mais completa dos negócios, clientes, produtos e concorrentes das empresas.
  • Prevenção de fraudes através da análise das flutuações da economia e mercado, possibilitando mais segurança nos investimento.

Mas e o uso desta tecnologia na contabilidade? Vamos abordar a seguir!

Importância do Big Data na contabilidade do futuro

Como já explicamos acima, as informações são coletadas de diversas formas e frequentemente imprecisas, desencontradas e nem sempre pertinentes.

Um simples servidor tradicional é incapaz de armazenar estes dados para que eles possam ser analisados no futuro, da mesma forma que planilhas de Excel jamais serão suficientes para concluir estas análises.

O estudo destes dados será de tamanha importância para os contadores do futuro. De acordo com este estudo do BHEFBusiness Higher Education Forum, a expectativa é de que, até 2020, habilidades de análise e ciência de dados serão extremamente necessárias para gerentes financeiros e contábeis.

Ou seja, o sucesso da contabilidade do futuro requer uma base sólida em conhecimento técnico contábil, know-how em análise de dados e capacidade de comunicar informações obtidas de tudo isso.

É claro que os serviços de consultoria continuarão relevantes, mas o Big Dataafetará quase todos os aspectos da contabilidade, incluindo auditoria, impostos e contabilidade gerencial.

Diferentes usos do Big Data na contabilidade do futuro

As vantagens da análise dos dados no mundo da contabilidade são inúmeras, principalmente em relação à:

  • Extração de relatórios em tempo real

Com o investimento em tecnologia de relatórios em tempo real, os contadores podem utilizar os dados analisados para criar benchmarks de desempenho significativos. Esse nível de análise pode ajudar na venda de serviços com maiores valores agregados, como previsão de orçamento e gerenciamento de fluxo de caixa. Esta é também uma razão pela qual a sua empresas de contabilidade deve se concentrar e desenvolver expertise em nichos específicos.

  • Auditorias mais confiáveis

As simples auditorias de dados estão se tornando ultrapassadas. O futuro se concentra na análise das exceções sinalizadas por programas automatizados.

Uma outra tendência em relação às auditorias internas é a chamada “auditoria contínua”, em que a análise de dados permite a compilação de evidências de auditoria e medições internas de processos, sistemas, controles e transações de tecnologia da informação. Tudo isso para criar um processo contínuo de avaliação de riscos.

  • Melhora da experiência do cliente

O investimento em computação em nuvem e Big Data possibilitam que os contadores e auditores não se limitem apenas à análise de registros financeiros de um cliente por determinado período de tempo. A disponibilidade em tempo real dos dados permite que os clientes tenham conversas mais regulares com seus contadores e recebam percepções mais inteligentes e oportunas.

Grandes empresas de tecnologia já estão muito à frente no investimento em recursos que possibilitam o aproveitamento da análise de grandes volumes de dados.

No mercado contábil, o uso de Big Data ainda é muito inicial, mas como vimos neste post, o potencial de transformação que ele pode levar ao mercado é enorme.

Neste meio tempo, é necessário desenvolver as habilidades necessárias para fazer a transição entre a consultoria e o conhecimento de dados e caminhar em busca da mudança de mentalidade do setor.

Fonte: Domínio Sistemas | https://www.dominiosistemas.com.br

Leia Também

Serviços de consultoria estão mudando o futuro da contabilidade

EVC

PARA QUE SERVE O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO? ENTENDA TUDO SOBRE ESSE RELATÓRIO!

EVC

Chatbot: como incorporar na contabilidade?

EVC