Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

A importância da inteligência artificial para o contador do futuro

via Domínio Sistemas

Atualmente muito se fala sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina, principalmente com todas as mudanças trazidas pela transformação digital. Talvez para você, que vive imerso na mundo da contabilidade, este assunto ainda esteja um pouco distante do seu dia-a-dia.

Mas por muito pouco tempo!

O investimento em novas tecnologias na contabilidade tem a possibilidade de causar uma revolução muito positiva em tudo o que nós estamos acostumados. O contador do futuro será beneficiado na otimização de processos, resolução de problemas contábeis com mais precisão, eficiência, entre outros.

O uso da inteligência artificial no mercado contábil ainda é muito inicial, porém tem um grande potencial a frente. E se você ainda tem medo de as máquinas tomarem o lugar dos humanos no mercado de trabalho, calma! A inteligência humana será essencial no controle dos robôs e, no futuro, todos terão seu lugar garantido.

A seguir, vamos entender melhor o que é a inteligência artificial e de que forma seu uso pode ser vantajoso na contabilidade.

Um pouco mais sobre inteligência artificial 

Como já foi abordado anteriormente neste outro post aqui, Inteligência artificialé um ramo da ciência da computação que tem como objetivo criar comportamentos em dispositivos que se assemelhem aos dos humanos.

Em outras palavras, por meio da interpretação de informações e padrões salvos em grande bancos de dados, os sistemas têm a capacidade de tomar decisões e resolver problemas de forma independente.

Para que os robôs, ou bots, funcionem de forma adequada, eles dependem de três pilares da ciência da computação: machine learningdeep learning e processamento de linguagem natural. Vamos entender brevemente cada um deles!

Machine learning, ou aprendizado de máquina, é a tecnologia que permite que os computadores reconheçam e apliquem padrões autonomamente a partir das informações salvas no banco de dados. Sabe quando o Netflix te dá dicas de filmes que podem te interessar a partir das suas visualizações anteriores? Aí está o aprendizado de máquina!

deep learning, ou aprendizado profundo, é a tecnologia que permite que os computadores desenvolvam a capacidade de identificar relacionamentos e associações. Em outras palavras, é quando as máquinas “entendem” as informações e “analisam” sua implicações utilizando o aprendizado de máquina.

Já o Processamento de Linguagem Natural (PNL), como diz o nome, é a tecnologia que permite que os bots compreendam e repliquem a fala humana. Uma das suas funcionalidades é analisar postagens em redes sociais e “compreender” como os clientes se sentiram em relação ao atendimento ou aquisição do produto, por exemplo.

Além disso, o PLN é utilizado nos famosos chatbots, uma ferramenta que já tem sido usada por muitos escritórios de contabilidade e tem sido de grande auxílio aos contadores do futuro.

Inteligência artificial e o contador do futuro

Atualmente, o uso de inteligência artificial pelos escritórios de contabilidade está em sua fase inicial, mas tem grande possibilidade de se tornar essencial no dia a dia do contador do futuro.

Muitos software de contabilidade já utilizam o aprendizado de máquina para automatizar a entrada de dados e reconciliações, por exemplo.

A perspectiva é que, até 2020, outras tarefas contábeis que incluem impostos, folha de pagamento, auditorias, entre outros, sejam automatizadas por meio do uso de tecnologia em contabilidade, principalmente inteligência artificial.

Além disso, quando nós permitimos que máquinas executem tarefas maçantes e repetitivas, a chance de erros é mínima, já que software e robôs não se cansam e nem perdem o foco, não é mesmo?

Um outro benefício do uso da inteligência artificial na contabilidade é a capacidade de análise de grandes volumes de dados. Os robôs podem executar tarefas como interpretar contratos ou ações ou extrair termos importantes e analisá-los muito mais rápido do que o trabalho humano permite.

inteligência artificial também fornece aos contadores dados confiáveis e rápidos sempre que geram um relatório, maximizando a eficiência. Eles também podem categorizar informações de forma muito mais eficiente, porque, com o tempo e o aprendizado de máquina, os bots passam a tomar decisões melhores com base na entrada humana e podem até se adaptar aos padrões comportamentais de um contador.

Chatbots, parceiros do contador do futuro

Neste ponto já deve ter ficado claro as vantagens do uso da inteligência artificial e aprendizado de máquina para os contadores do futuro, certo?

Mas um outro tipo de uso dessas tecnologias que tem sido muito bem aceito pelos escritórios de contabilidade modernos são os chatbots.

Dentre a grande variedade de uso dos bots de conversação, o mercado contábil tem se beneficiado com a automatização do atendimento ao cliente, que proporciona redução de custos por conta da velocidade no tempo de resposta e no aumento da capacidade de operação e retenção de processos.

É claro que o investimento neste tipo de ferramenta é caro e trabalhoso, principalmente se seu escritório ainda é pequeno, porém algumas empresas estão trabalhando para que o acesso aos bots seja cada vez mais possível.

As  Soluções Domínio da Thomson Reuters, por exemplo, disponibiliza a bot TRIA, uma assistente virtual que fica disponível no painel de pendências da plataforma do eSocial.

Por meio de seu uso, o contador pode resolver suas pendências, desde as mais iniciais, como primeiro acesso na plataforma, quanto mais específicas, como dúvidas ou erros em obrigações fiscais.

Neste caso, a inteligência artificial tem a capacidade de indicar materiais de auxílio como ebooks, passo-a-passos e treinamentos on-line, por exemplo. O aprendizado de máquina é alimentado constantemente sempre que um usuário dá um feedback positivo ou negativo sobre o atendimento.

tecnologia na contabilidade pode ser extremamente benéfica no dia-a-dia do contador de futuro e tem a possibilidade de trazer mais eficiência e valor agregado ao seu negócio.

Fonte: Domínio Sistemas | www.dominiosistemas.com.br

 

Leia Também

Lavagem de dinheiro e os perigos para a contabilidade gerencial

EVC

Geração Z e o futuro da contabilidade – Entenda qual a relação entre eles!

EVC

Futuro da contabilidade: a tecnologia é indispensável?

EVC