Escola da Vida Contabil
Recursos Humanos

Entenda como promover uma boa gestão de pessoas na contabilidade

A gestão de pessoas na contabilidade é fundamental para conquistar alta performance. Entenda!

via Abertura Simples

Seus colaboradores estão desmotivados, o ambiente de trabalho não está um dos melhores e, como consequência, os clientes não estão satisfeitos com o seu escritório?

É hora de começar a pensar em fazer mudanças. Você pode começar, por exemplo, aprendendo sobre como desenvolver uma boa gestão de pessoas na contabilidade. Não sabe o que significa o conceito? Não tem problema. Vamos explicar.

Afinal, qual a importância de contar com uma estratégia de gestão de pessoas?

A gestão de pessoas pode ser conceituada como a responsável pelo gerenciamento do capital humano dentro das empresas.

Sendo assim, a estratégia de gestão de pessoas é empregada visando promover o bem-estar e a alta performance das equipes de uma empresa. Para isso, utiliza técnicas, políticas e métodos.

Confira 5 dicas para uma boa gestão de pessoas na contabilidade

Diante do que foi apresentado, selecionamos alguns métodos que podem ser empregados em uma estratégia de gestão de pessoas na contabilidade. Lembrando que você deve adaptar as dicas, mencionadas neste artigo, conforme as demandas do seu escritório, certo?

#1 Desenvolva uma boa liderança

Muitos escritórios ainda são gerenciados pela figura do chefe. Ou seja, aquela pessoa autoritária, temida por todos e que acaba não observando as necessidades da equipe.

Ocorre que este tipo de liderança é arcaica e já identificada, por grandes empresas, como maléfica para o desenvolvimento da equipe.

Atualmente, o recomendado, por muitos especialistas, é que as empresas sejam gerenciadas por líderes.

Ou seja, pessoas empáticas, que façam uma gestão horizontal e oriente cada colaborador a encontrar suas melhores versões. Afinal, isso proporciona excelentes resultados.

#2 Delegue tarefa de forma justa

Delegar tarefas parece ser um dos problemas dos escritórios de contabilidade, principalmente dos pequenos.

Acontece que, por terem poucos colaboradores, há acúmulo de tarefas e isso acaba gerando muitos erros e até insatisfação dos clientes.

Nesse sentido, a recomendação é que os gestores deleguem tarefa de forma justa para não sobrecarregar os colaboradores e prejudicar o desempenho dos mesmos.

#3 Faça avaliações e reuniões constantemente

Uma das características das equipes de alta performance é a comunicação clara e objetiva que se estabelece entre gestores e colaboradores.

Por isso, é interessante que, na estratégia de gestão de pessoas na contabilidade, haja este objetivo.

É essencial, por exemplo, que as tarefas sejam transmitidas com clareza, que haja feedbacks construtivos e reuniões constantes para que a comunicação flua sem ruídos.

#4 Motive seus colaboradores

Após anos trabalhando no mesmo lugar, é comum que alguns colaboradores fiquem desmotivados. Nestes casos, a empresa precisa identificar a desmotivação deles e promover ações que possam lembrá-los dos seus propósitos.

Algumas empresas, por exemplo, investem em programas de incentivo, que oferecem viagens, jantares etc, para os melhores colaboradores.

Outras investem em eventos para promover mais integração na relação empresa e colaborador.

Há ainda aquelas que investem em programa de carreira, pois entendem que valorizar os colaboradores, com promoções, é a melhor maneira para retê-los na equipe.

Seja qual for a sua escolha, o interessante é que você promova, ao menos uma vez por ano, algo que motive a oferecer o seu melhor trabalho para o escritório.

#5 Ofereça treinamentos para a equipe

Uma boa gestão de pessoas é aquela que sabe a importância de reciclar e aperfeiçoar o conhecimento dos seus colaboradores, pois entende que isso impacta no trabalho que eles realizam no escritório.

Diante disso, a recomendação é que os escritórios, que querem melhorar a gestão de pessoas, promovam treinamentos de venda, atendimento, de ferramentas visando que a equipe conquiste um alto desempenho.

Para fim, vale lembrar que a gestão de pessoas na contabilidade exige conhecimento profundo sobre psicologia, recursos humanos etc.

Diante disso, a recomendação é que você procure fazer um curso no qual possa aprender todos os conhecimentos necessários. Neste artigo, por exemplo, você conhecerá 5 cursos de gestão de pessoas e liderança.

Fonte: Abertura Simples | www.aberturasimples.com.br

Leia Também

Robô Contador: Entenda como funciona e qual o impacto no setor

EVC

Futuro da contabilidade: construindo a próxima geração de escritórios de contabilidade

EVC

Contador do futuro trabalha em qualquer lugar

EVC