Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

Como seu escritório de contabilidade pode se transformar em uma empresa contábil?

via Conta Azul

Transformar o seu escritório em empresa contábil é essencial para o futuro do seu negócio. Cada vez mais, o grande valor da contabilidade se distancia do papel de cumpridora de obrigações e se aproxima mais do de parceira estratégica do cliente. A consultoria e o atendimento são palavras-chave nessa adaptação. Mas não são as únicas.

Se você está dando os primeiros passos para transformar seu escritório em empresa contábil, siga a leitura.

A imagem do escritório contábil

Como profissional contábil, você está familiarizado com a imagem e o posicionamento do escritório de contabilidade tradicional, em que um profissional liberal ou uma equipe se responsabilizam por toda a parte técnica, de maneira que é extremamente necessária a pessoalidade para que possa funcionar.

Nesse ambiente, a maior parte do tempo era dedicada a tarefas operacionais, como registro e conferência de dados. Mas com a evolução tecnológica, o contato com o cliente mudou. O caminho foi longo e partiu da visita com um bloco de anotações para um software de gestão integrado com a contabilidade.

Hoje, o processamento de dados pode ficar a cargo da automatização. Sendo possível ao escritório assumir um papel mais atuante e estratégico na relação com o cliente. É daí que parte o conceito da empresa contábil.

Empresa contábil x escritório contábil

A imagem do profissional contábil mudou. De maneira geral, os escritórios de contabilidade já atuam em uma formatação empresarial, alguns deles com gestão sólida e bem definida. Essa perspectiva é boa, pois permite uma maior competitividade em um mercado bastante concorrido, além da diferenciação na oferta de serviços.

Você deixa de ser apenas o responsável por cuidar da parte burocrática para ser aquele que auxiliará seus clientes tanto em questões financeiras quanto no planejamento tributário. Assim, terá mais tempo para pensar em estratégias de expansão.

Fique atento às diferenças:

  • Empresa contábil trabalha para o cliente. Escritório contábil trabalha para o governo;
  • Empresa contábil vende serviços. Escritório contábil é comprado;
  • Empresa contábil tem áreas de TI, marketing, vendas. Escritório contábil só tem fiscal, contábil e folha.

Quer fazer essa transição? Então é necessário implementar algumas mudanças.

10 dicas para transformar o escritório em empresa contábil

Se seu escritório de contabilidade ainda não opera em ritmo de empresa contábil e você deseja mudar essa realidade, acompanhe nossas dicas:

  • Crie um projeto: a primeira medida é criar um projeto devidamente formatado para implementar todas as mudanças necessárias. Nesse sentido, não basta encarar a transição como uma tarefa — é preciso definir um cronograma realista que contemple todas as etapas desse processo de transformação.
  • Defina sua atuação: a área contábil é bastante extensa e possui muitas frentes. Definir os nichos nos quais irá atuar é de grande importância para que seu escritório se torne uma empresa contábil, pois assim saberá exatamente os diferenciais que poderá oferecer.
  • Delineie as funções dos colaboradores: a organização é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa, e quando se trata das funções de seus colaboradores, não é diferente. Organizar exatamente o que cada um vai fazer permite não apenas uma maior eficiência do profissional, mas também mensurar se as atividades estão sendo realizadas de maneira correta e, ainda, se você tem necessidade de mais pessoal ou está operando com excesso de colaboradores.
  • Automatize os processos: a automação de seu escritório certamente poupará tempo para que você possa cuidar de outras questões da gestão e também oferecer um serviço diferenciado. Quando as atividades operacionais que antes exigiam um tempo extenso de sua equipe estiverem automatizadas, haverá espaço para prestar uma consultoriamelhor, além de atender e prospectar mais clientes.
  • Tenha cuidado com a precificação: uma vez definida a frente na qual sua empresa contábil irá atuar e os diferenciais que serão oferecidos aos clientes, é muito importante que se faça a precificação correta de seus serviços. Para a parte burocrática, o uso de tabelas de preço podem até ser úteis, entretanto, quando se trata de consultoria, por exemplo, é necessário somar ao preço final o valor que sua atuação junto ao negócio do cliente trará para a empresa dele como um todo.
  • Organize as finanças: como contador, certamente já percebeu que uma boa gestão financeira interfere diretamente no sucesso de um negócio. Então é importante que faça toda a análise da situação financeira de sua empresa contábil. Trate da saúde financeira de seu negócio assim como trata das empresas de seus clientes.
  • Tenha metas claras: estabeleça metas claras e objetivas a respeito dos caminhos que sua empresa adotará e determine estratégias que tragam excelência ao seu escritório de modo que ele possa ser percebido pelos clientes como uma empresa contábil.

Como a ContaAzul pode ajudar sua empresa contábil

Como vimos, a automação dos processos é um dos pilares dessa transição para uma empresa contábil. Ela pode ocorrer de diversas formas, mas nós temos uma sugestão: a ContaAzul.

Essa plataforma integra completamente a gestão financeira do seu cliente com o seu registro contábil. Dessa forma, você ganha um tempo precioso por não precisar se encarregar da coleta e do processamento dos dados.

Para essa transição ocorrer de forma mais tranquila, a ContaAzul conta com um suporte especializado com diversos profissionais capacitados e prontos para atender à sua empresa. E a partir da experiência de contato direto com nossos parceiros, alinhamos uma metodologia que vai facilitar esse processo para você.

Além desse suporte, você tem acesso, aqui no site, a muitos conteúdos como este que ajudarão a traçar os caminhos nessa nova perspectiva de cenário da profissão contábil.

Na Universidade ContaAzul, por exemplo, diversos materiais e cursos gratuitos aceleram a transformação da contabilidade digital.

E você, como tem lidado com as mudanças que a tecnologia está trazendo para a contabilidade? Seu escritório já pode ser considerado uma empresa contábil? Deixe um comentário contando como é no seu escritório hoje.

Fonte: Conta Azul | www.contaazul.com.br

Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br

Leia Também

Governo anuncia novas medidas para desburocratização do Estado

EVC

Escritório Contábil: 5 dicas para alavancar o seu negócio

EVC

5 Dicas Para Aumentar A Cartela De Clientes Do Escritório De Contabilidade

EVC