Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

OS 7 VILÕES DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL: SAIBA COMO COMBATÊ-LOS

via G-CLICK

A vida dentro de um escritório de contabilidade não é fácil. São muitos papéis e documentos para prazos que parecem curtos demais para tanta demanda. Resultado? Não é difícil que o contador se perca dentro da sua rotina profissional.

O que poucos percebem é que boa parte das dificuldades são semelhantes para diversos profissionais. Você sabe quais são esses desafios?

Confira a seguir os 7 vilões de um escritório contábil – e saiba como combatê-los.

  1. Prazos

Os prazos são terríveis para qualquer contador. Não são raras as vezes em que um escritório fica com períodos apertados para finalizar uma entrega. O gerenciamento de tempo e de prioridades passa a ser essencial para evitar problemas como esse, que é certamente o maior vilão dentro de um escritório contábil.

  1. Multas

O segundo vilão é diretamente ligado ao primeiro. Quando escritórios não conseguem cumprir prazos ou se esquecem de alguma entrega quase sempre acabam penalizados com multas. Como o erro costuma ser do escritório, caberá a você arcar com a despesa – o que evidentemente não é algo bom.

As multas são problemáticas não apenas pelo valor financeiro, mas pelo desgaste que podem gerar junto aos clientes. Você irá precisar se desculpar em nome do escritório e comprometer-se com o pagamento da multa, fato que pode eventualmente gerar atritos no relacionamento.

  1. Acomodação

Você abre seu escritório contábil, conquista alguns clientes e pronto: a vida está resolvida. Assim, deixa de buscar novas informações e evoluções para o seu negócio, confiando que seus clientes serão suficientes.

O problema é que essa acomodação não irá acontecer com seus concorrentes. Com melhor tecnologia e evolução dos processos eles poderão competir diretamente com você e até propor preços melhores nas propostas comerciais.

  1. Desorganização

Quando o negócio está se iniciando não é difícil ter o controle todos os processos. A coisa muda de figura quando o escritório vai crescendo e ganhando novos clientes.

O aumento de demanda traz algumas consequências diretas como o aumento de volume de papéis e arquivos. Com isso, muitos empreendedores contábeis acabam se perdendo e isso se reflete nos prazos e nas multas.

  1. Inadimplência

Todo trabalho tem um custo e sempre que algo envolve pagamento traz também a inadimplência à tona. Clientes podem deixar de pagar e comprometer o fluxo de caixa do seu negócio. É preciso estar preparado para situações desse tipo.

  1. Tecnologia

A tecnologia geralmente está associada com a evolução – e não se trata de uma visão errada. O problema é que os escritórios contábeis precisam estar atentos para não se perder com tantas mudanças e atualizações. É o caso da nota fiscal eletrônica, por exemplo, que não era obrigatória até alguns anos atrás.

  1. Gestão de pessoas

Por melhor que você seja como contador, trabalhar sozinho apresenta limites muito claros. Você não conseguirá expandir seu negócio sem contar com uma equipe. E gerenciá-la pode dar mais trabalho do que você imagina.

Conviver com pessoas não é fácil. Você precisará lidar com egos, vontades e motivações absolutamente distintas. Ao mesmo tempo, deverá acompanhar os processos e garantir que cumpram com as respectivas demandas.

Como combater os 7 vilões de um escritório contábil?

Como você pode ver, um escritório contábil tem alguns vilões que precisam estar sempre sob controle para que não atrapalhem o andamento do negócio.

A melhor forma de combatê-los é ter na sua empresa um software para escritório de contabilidade online. Ele ajudará a controlar tudo isso e muito mais que envolve a rotina de um profissional. Prazos, trabalhos, agendas, inadimplência… Tudo isso e muito mais centralizado em um único local.

Conte com esse tipo de sistema contábil online no seu negócio. Ele será seu grande aliado para combater os vilões de um escritório contábil.

Fonte: Gclick | http://gclick.com.br

Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br

Leia Também

Empreendedorismo na crise: cenário traz desafios e oportunidades

Agencia Cento E Vinte

A maior conferência de Contabilidade e Tecnologia da América Latina leva ao palco o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

EVC

A Tecnologia substitui o Contador?

EVC