Escola da Vida Contabil
Equipe

Escritório contábil como melhorar a produtividade

via Domínio Sistemas

A rotina do contador que está à frente do escritório contábil é repleta de compromissos diferentes. São reuniões, atualizações legais, demanda de clientes, acompanhamento da equipe. As tarefas diárias consomem tempo e energia do empreendedor e é difícil se atentar para outros detalhes como, por exemplo, a motivação do time. Enquanto você vive imerso em outras atividades, quem está cuidando desse aspecto e da produtividade da equipe?

Os dados do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018 indicam que a satisfação dos profissionais brasileiros com o trabalho caiu durante o segundo trimestre de 2018. O IQVT foi de 5,91 pontos (em uma escala de 0 a 10), registrando uma queda de 13% (6,83 pontos) em relação ao mesmo período no ano passado.

Diante desse cenário, como garantir que o seu time continue satisfeito e motivado para desempenhar um bom trabalho? Esse, sem dúvida, é um dos maiores desafios de qualquer organização. Para o escritório contábil não seria diferente. Ter profissionais engajados e motivados faz a diferença em todas as etapas: do atendimento ao cliente até a entrega de resultados.

Sabendo disso, é hora de entender como manter o time com a motivação em alta. Confira, a seguir, as melhores dicas para colocar em prática de imediato e, logo, sentir os impactos positivos.

  1. Proporcionar a participação em eventos

Cada vez mais novas ferramentas, técnicas e metodologias de trabalho são apresentadas e outras tantas aperfeiçoadas, recebendo novas versões e abordagens. A fim de garantir um bom desempenho, é fundamental que os contadores acompanhem esse movimento e estejam sintonizados com o que acontece no mercado.

Para tanto, uma das escolhas mais acertadas para aumentar a produtividade é investir na participação do time em eventos da área. Quando os profissionais marcam presença  e se dedicam a aprender, de fato, com o conteúdo proposto na programação, eles têm toda base de conhecimento e referências necessárias para ter ideias diferentes e inovar no escritório contábil.

Além disso, esse é o momento perfeito para fazer networking e abrir caminhos para o fechamento de parcerias e novos negócios. As conquistas do escritório também acontecem no palco dos eventos.

  1. Fazer reuniões mensais aumenta a motivação

Para promover o alinhamento das estratégias do escritório e a integração do time de profissionais, nada melhor do que promover reuniões mensais na última segunda-feira do mês, por exemplo. Afinal, quem disse que reuniões são bem-vindas somente na sexta-feira?

Esse é o momento ideal para fazer um balanço do último mês e apresentar resultados e indicadores. Além disso, é possível aproveitar a ocasião para exibir o perfil dos novos clientes e definir qual equipe irá atendê-los.

Desse modo, todos ficam sabendo quais as principais movimentações e progressos do escritório contábil. Tudo muito mais transparente!

Ações como essa também ajudam na motivação do time. A partir do momento que todo o time sabe o que cada um vai fazer a troca de ideias e experiências entre as equipes será maior, promovendo também a integração de diferentes áreas.

  1. Incentivar momentos de descontração promove a produtividade

Não é porque estamos falando de um ambiente corporativo que tudo precisa ser 100% sério. Pelo contrário, os momentos divertidos são muito importantes para que o time possa se sentir um pouco livre da pressão e aprenda a lidar com as tarefas do dia a dia com mais leveza.

Quer ver como é fácil permitir que a equipe se divirta mais? Para cada reunião mensal, indique um membro do time que ficará fica responsável por levar um jogo para começar o encontro de uma forma diferente.

Os jogos de tabuleiro, por exemplo, são uma ótima alternativa, sendo usados pelas empresas inclusive como ferramentas de treinamento corporativo. Eles permitem que os profissionais ensinem ou experimentem um novo comportamento, conceito ou estratégia. Ou seja, além de divertir e descontrair levam ao aprendizado.

Esse tipo de inovação, como também espaços de descompressão com puffs ou até videogame e mesa de tênis de mesa leva os colaboradores a aliviar o estresse e pensar fora da “caixa”. O resultado? O aumento da produtividade e o surgimento de ideias inovadoras.

  1. Buscar formas de motivar e capacitar o time

Investir continuamente em capacitação e treinamento profissional é fundamental para o desenvolvimento de cada colaborador, o aumento da produtividade e a melhoria de desempenho do time e o crescimento do escritório contábil.  Não há como avançar sem priorizar o aperfeiçoamento profissional.

Por isso, é essencial que o gestor saiba exatamente como ajudar cada um de seus colaboradores e, com isso, o escritório a crescer. Afinal, quais ferramentas você pode usar para apoiá-los em sua jornada de desenvolvimento profissional?

Dentre tantas maneiras possíveis, uma delas é compartilhar com o time fontes confiáveis de atualização com conteúdo de valor para o time. Quem atua no escritório contábil, pode, por exemplo, compartilhar com a equipe uma lista com os principais portais da área, que apresentam artigos completos e atualizados, fornecendo também visão de mercado.

São fontes relevantes para profissionais e escritórios de contabilidade:

Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O site do CFC, autarquia especial corporativa, reúne as principais notícias da área. Eles recebem conteúdo com a divulgação de palestras, eventos e conta com uma agência de notícias com informativos sobre as principais atualizações do setor de contabilidade.

Portal Contábeis

O site Contábeis reúne as principais notícias do setor tributário, econômico e empresarial englobando também a contabilidade. Uma das ferramentas do portal, o fórum de debates para contadores, permite aos profissionais interagir sobre os principais assuntos da área e fazer networking.

Portal da Classe Contábil

Considerada uma das melhores fontes de informação sobre contabilidade no Brasil, o Portal da Classe Contábil tem o espaço aberto para a publicação de artigos que abordam assuntos relacionados à área e oferecem a chance para contadores se candidatarem e terem a oportunidade de trabalhar como consultores no próprio portal.

Blog Domínio

Com conteúdo contábil atualizado, confiável e relevante, o Blog Domínio leva conhecimento técnico para os profissionais e contadores da área. Ao abordar as principais tendências do mercado, ele mostra como e por que contabilidade e tecnologia são indissociáveis.

  1. Compartilhar aprendizados e indicações

Ao extrapolar a fronteira de conteúdo técnico, você pode ensinar muito mais para o time. Que tal incorporar novos momentos à reunião mensal para motivar o time?

Uma ideia bacana é em cada reunião convidar um membro da equipe para fazer uma indicação de um livro ou filme que ele já tenha lido ou assistido. Ele fica responsável por fazer uma resenha informal, durante a conversa, incentivando os colegas a viverem a experiência de assistir ou ler a obra. Só não vale spoiler!

Outra iniciativa é trazer alguém que tenha expertise em uma área ou uma história de superação, para compartilhar sua experiência.

Pode ser um membro do time: a empresa pode, por exemplo, ter um triatleta campeão no quadro de funcionários. Já pensou quantas histórias ele tem pra contar?

Ou, então, pode ser um participante externo convidado para a reunião. Sabe aquele especialista em atendimento ao cliente? Ou aquele fotógrafo que viveu situações extremas em guerras e conflitos? Pode parecer que não, mas ele também tem muito a ensinar.

Fonte: Domínio Sistemas | www.dominiosistemas.com.br
Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br

 

Leia Também

Como um contador pode facilitar a sua vida e da sua empresa

Agencia Cento E Vinte

Novas reflexões sobre o papel do contador – uma abordagem consultiva

EVC

Garanta o sucesso do escritório contábil com estas 5 práticas de gestão

Agencia Cento E Vinte