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Consultoria contábil entenda como as maiores empresas contábeis mostram valor e conquistam clientes

O trabalho do empresário contábil no Brasil não é fácil e isso é um fato concreto. Existem muitos desafios que ele precisa enfrentar diariamente, sendo que a falta de reconhecimento é um dos principais. Você, amigo contador, se vê inserido nesse problema?

Você sente que seu cliente não valoriza todo o trabalho que faz por ele? Ou acredita que ele não reconhece a importância do seu serviço contábil? Hoje em dia, sabemos que, apesar dos incontáveis esforços empreendidos pelos empresários contábeis, não existe muito reconhecimento por parte dos clientes e até mesmo da sociedade como um todo.

Falando assim, o cenário realmente parece ser bem negativo para você e os demais profissionais da área, mas não se aflija. Existe uma forma de melhorar isso e reverter o modo como o cliente enxerga a contabilidade: através da consultoria contábil.

Você sabe o que significa consultoria contábil? Quer descobrir como ela pode ajudar você a crescer e a mostrar cada vez mais valor para seus clientes? Então leia até o final deste texto e entenda como resolver todos esses problemas de uma vez por todas!

Consultoria contábil: a solução dos seus problemas

Ao longo dos anos, a consultoria contábil tem se mostrado cada vez mais essencial no trabalho do profissional da área e no relacionamento com os clientes. É com essa prática que muitos contadores têm conseguido superar a barreira que é a desvalorização em relação ao trabalho que realizam. Afinal, vencer esse obstáculo é essencial para conseguir crescer e se consolidar no mercado, além de garantir uma cartela maior de clientes.

Quando um trabalho não é valorizado, dificilmente o preço cobrado por ele será considerado justo. Os clientes sempre reclamarão que os honorários solicitados pelo contador são muito caros, enquanto o mesmo sofrerá com a não valoração dos serviços prestados por ele. E todos nós sabemos o quanto isso é prejudicial até mesmo para a autoestima do empresário contábil, que se vê desacreditado frente aos demais profissionais.

Como fazer então para reverter essa situação e mostrar a importância da contabilidade? Como fazer o cliente entender que o preço cobrado por seu serviço é justo?

O papel do empresário contábil

O profissional da contabilidade, infelizmente, está estigmatizado como um “mal necessário”.

Calma, nós explicamos.

De acordo com Fernanda Rocha, CEO da Nucont, cofundadora da Fatto Contabilidade e idealizadora do Contabilidade sem Chatice, o cliente não quer ter gastos para resolver questões fiscais e tributárias, embora eles sejam necessários. Pensar em todas essas obrigações, como Imposto de Renda e SPED, não é algo que lhe agrada. Dessa forma, pagar para que alguém resolva essas questões – o empresário contábil – se torna algo negativo por associação.

Por causa disso, é imprescindível que o profissional busque ir além. É claro que fazer toda a parte fiscal e tributária do cliente é importante, mas não é apenas isso que vai entregar valor. É preciso, também, emocioná-lo e fazer com que ele tenha orgulho da contabilidade que tem. O contador deve, então, se preocupar cada vez mais com o cliente, torná-lo foco de seu trabalho, se interessar pelos problemas que ele tem e em como resolvê-los. Construir um bom relacionamento, aqui, é fundamental.

No final, o papel do consultor contábil é guiar seu público e ajudá-lo da melhor forma possível. Isso quer dizer usar a contabilidade a seu favor para mostrar ao cliente como crescer, onde investir e onde economizar, quais os problemas da empresa dele e como solucioná-los, o que está dando certo e errado. Mostrando que se importa, que tem conhecimento sobre o assunto e que sabe como resolver problemas, você acaba conquistando a confiança do cliente e, por conseguinte, mostrando o valor de seu trabalho.

Como oferecer uma boa consultoria contábil?

Como empresária contábil experiente, Fernanda Rocha já vivenciou diversas situações em que teve que provar a importância de seu serviço contábil, além de entender em que momento teria errado com determinados clientes e o que teria que fazer para solucionar esses problemas. A partir de todas essas experiências, ela percebeu como poderia oferecer a melhor consultoria contábil ao seu público.

Em um webseminário organizado pelo Nibo, a empresária contábil falou sobre toda a estratégia adotada por ela e sua equipe para entregar cada vez mais valor e aumentar o número de clientes atendidos por eles. Ela também falou sobre alguns casos que aconteceram com a Fatto e que ajudaram-na a entender melhor o que poderia funcionar ou não. Para Fernanda, a contabilidade é uma incrível ferramenta de tomada de decisão, por isso, é importante saber manuseá-la corretamente.
Nós, do Nibo, também produzimos um eBook baseado na palestra realizada com a Fernanda, rico em informações essenciais para ajudar você, contador, a ganhar ainda mais valor aos olhos do cliente. Com esse material, você terá acesso a todas as ferramentas necessárias para melhorar a eficiência do seu trabalho e mostrar ao seu cliente por que ele precisa dos seus serviços contábeis e, então, se tornar indispensável para ele.

Além disso, disponibilizamos uma planilha inédita criada pela Nucont em parceria com o Nibo, onde é possível gerar gráficos interativos e de fácil entendimento a fim de que o cliente se surpreenda com o trabalho realizado por você. A partir desta planilha, seu cliente poderá tomar decisões gerenciais e verá você como um parceiro.

Conclusão

Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas diariamente pelo empresário contábil. Além das obrigações diárias, é preciso enfrentar a falta de reconhecimento dos clientes e demais profissionais.

Mas não se deixe desanimar por causa disso. Assim como mostramos nos materiais divulgados acima, existem estratégias certeiras que possibilitam a aproximação do cliente e a maior entrega de valor. O segredo para tudo isso é a consultoria contábil.

Fonte: Nibo | www.nibo.com.br
Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br

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