Escola da Vida Contabil
Empreendedorismo Contábil

Como a tecnologia pode ajudar o contador do futuro a não errar?

via  Domínio Sistemas

Sim, ainda existe muito escritório contábil por aí errando na apuração e no pagamentos dos mais diversos tributos. Mas isso não pode acontecer com o contador do futuro!

Você imagina um médico que receita um medicamento errado? Ou um dentista que extrai um dente sadio? Pois é, o efeito é o mesmo quando um tributo é recolhido de maneira incorreta: o paciente (no caso, o cliente) sofre as consequências.

É cada vez mais importante automatizar processos para minimizar as falhas manuais que podem causar, além de dor de cabeça, prejuízos ao caixa da empresa e à reputação do seu escritório. Afinal de contas, quem vai querer contratar os serviços de uma contabilidade que se confunde ao realizar uma tarefa tão básica?

Acompanhe, neste texto, quais são os equívocos mais comuns e como a tecnologia pode ajudar o contador do futuro a não ‘escorregar’ mais quando o assunto é acertar as contas com o governo.

O contador do futuro não pode ‘escorregar’ na apuração de tributos: conheça os principais erros

A carga tributária brasileira chegou a 32,4% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017, segundo dados da Receita Federal. Já os argentinos pagaram 31,3% de acordo com dados do ranking da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Estes países ocupam o segundo e terceiro lugares na lista de nações que mais pagam impostos na América Latina, perdendo apenas para Cuba.

Com uma carga tão pesada é realmente importante dar toda a atenção às tarefas de apuração de impostos. Mas, infelizmente, os erros acontecem. Conheça os mais comuns:

1- Desorganização

A perda de prazos no pagamento das obrigações é muito mais comum do que se imagina. Isso acontece, na grande maioria das vezes, por falta de organização.

Se na sua contabilidade há documentos espalhados por todos os lados, as notas fiscais dos clientes são recebidas até no seu WhatsApp pessoal e não há registro de nenhum processo de atendimento, fica difícil garantir que a apuração dos tributos será feita com seriedade.

2- Escolha do regime tributário

É papel do escritório de contabilidade ajudar seus clientes a escolher o regime tributário que mais se adapte  ao porte de cada negócio.

A ação faz parte das ações de planejamento fiscal, consultoria que inclusive pode ser oferecida pela sua empresa. E quando o regime tributário está incorreto alíquotas podem ser pagas a mais, impactando gravemente nos números finais da empresa.

3- Atualizações na legislação

Realmente não é fácil manter-se atualizado quando o governo tem o costume de sempre atualizar a legislação tributária. O contador do futuro não pode perder nenhuma novidade! Caso contrário o risco de cometer um deslize e pagar uma multa é bem grande.

Como o contador do futuro evita erros

Os processos de apuração, cálculo e pagamento de tributos fazem parte do cotidiano de qualquer contabilidade. É um aspecto essencial e que merece muita atenção, já que inconsistências são capazes de gerar sanções rígidas vindas do governo.

O contador do futuro não pode deixar que os problemas descritos acima aconteçam! E a saída mais assertiva para não pagar multas ou impostos indevidos é utilizar a tecnologia a favor deste profissional.

Seu escritório precisa conhecer o ONVIO! Este software fornece tudo o que é necessário para que sua contabilidade, de uma vez por todas, faça parte do futuro.

Desenvolvido pela Thomson Reuters, o sistema utiliza todo o potencial da cloud computing para trazer uma tecnologia inovadora e disruptiva. E o que isso significa?

Tanto você, contador, como seu cliente estão livres para utilizar o software em qualquer local ou dispositivo. Se o computador não ligar por algum motivo (ou você estiver longe dele) não há problema: na nuvem é possível abrir o sistema e encontrar os últimos registros feitos, independentemente da máquina que for usada.

Acabou, de uma vez por todas, a desorganização de processos que acabam na apuração errada de tributos.

Conheça o Portal do Cliente

O módulo Portal do Cliente corresponde ao módulo de Atendimento do Contábil, indo muito além de apenas facilitar a comunicação entre você, contador, e seu cliente. Sua utilização permite prestar e solicitar serviços, compartilhando documentos e arquivos com facilidade e segurança.

Tudo para automatizar a rotina e manter o foco no que realmente importa: desempenhar todas as atividades da melhor maneira possível e sem erros no levantamento e cálculo de impostos. Confira tudo o que o Portal do Cliente do ONVIO pode fazer por você e seu cliente.

Permite que tanto você como seu cliente digitalizem documentos e ajustem formatos antes de enviar. Tudo é armazenado em nuvem e as imagens podem ser convertidas em texto com o Reconhecimento Ótico de Caracteres.

Todas as imagens podem ser enviadas pelo smartphone diretamente para o ambiente do ONVIO! Basta instalar um aplicativo disponível para Android e IOS. Acabou, de uma vez por todas, o seu problema de perda de documentos importantes que pode gerar o esquecimento de apurar impostos.

Seu cliente tem um novo funcionário? Ele mesmo pode cadastrá-lo no sistema, o que facilita o processamento e envio da informação para o eSocial. Esqueça as multas por este motivo!

Em tempos de comunicação instantânea, nada melhor do que ter informações em tempo real. Com o Box-e é possível receber notificações sobre novas notas por meio da comunicação bidirecional com o módulo Fiscal do Contábil.

Ele também permite a criação de um e-mail exclusivo para o recebimento dos documentos fiscais. Já o armazenamento integrado guarda documentos importantes e é totalmente integrado com o módulo Fiscal, que importa para o Contábil todos os XMLs armazenados no Portal do Cliente mantendo os documentos fiscais armazenados pelo período mínimo de 5 anos.

A rotina de uma empresa contábil está sim sujeita a erros, mas o seu papel como contador é fazer o máximo para diminuir os erros que levam a multas e até fiscalizações. Utilize o ONVIO e surpreenda-se!

Fonte: Domínio Sistemas | www.dominiosistemas.com.br
Postado por: Escola da Vida Contábil | www.escoladavidacontabil.com.br

 

Leia Também

Geração Z E O Futuro Da Contabilidade – Entenda Qual A Relação Entre Eles!

EVC

Google para contadores: 4 etapas para encontrar clientes online

EVC

Como acabar com a Inadimplência

EVC